Monetização nas redes sociais: o virtual dentro do virtual

O Meio e Mensagem publicou a reportagem Digital com valor e Digital sem valor
Vivo falando isso em sala de aula. Devo ser uma das poucas que critica o investimento direto nas redes sociais. Dinheiro no digital, não é sinônimo de sucesso. As formas de sustentação da marca no digital não é por via desse investimento. Aliás, não que não se deva fazer, mas não podemos acreditar que é só com este investimento que isso vai fidelizar clientes.
Fofoletes, nas redes o mais importante é a fidelização dos clientes por via do relacionamento! Sabe aquela palavrinha que todo mundo está falando hoje: engajamento? Então, fofos, ela!
A marca não quer vender para os bots, robôs que fazem do uso da tecnologia de informação para reproduzir textos nas redes sociais e realmente parecem que são comentários reais de pessoas reais. Nã, nã, ni, nã, não. Se ficar pensando o digital apenas sob os parâmetros de audiência, cairemos num problema muito maior, já que, por via de bots, o virtual acontece dentro do virtual.
Sobre esta questão de robôs a própria ComScore fala sobre Fraude na Mídia Digital, pois realmente isso é uma questão importante para um publicitário se preocupar e, detalhe, já faz tempo que há essa preocupação. O New York Times em 2013 já havia feito uma matéria sobre os bots!
O problema de apenas se preocupar com números de audiência é que não saberemos se estamos a atingir o real do mundo virtual (WHAT?). Sim, se estamos atingindo pessoas reais, neste mundo virtual. Ou seja, um publicitário pode estar competindo com uma fazenda de likes lá China, benhê!
O relacionamento é muito mais importante do que a fórmula dinheiro versus mais consumidores. 
Realizar um plano de comunicação onde tenha um bom trabalho comunicativo envolvendo o consumidor com a marca é o que pode garantir que você não esteja falando para um robô, e assim obter números reais de tráfego aos seus clientes.
Todo um esforço junto ao cliente para captá-lo, identificar um REAL problema de comunicação, estudar e trabalhar um plano de comunicação para ele e PAH! Você está competindo com o Wall-E.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Golden na hora de Políticos atuarem na Internet?

Se para Temer Mulher era Bela, Recatada e do Lar, para Philip Kotler mulher é Gerente Doméstica.

1º Social Media Brasil