Social Media
Enquanto escrevo em meu blog, utilizando a ferramenta do "Windows Live Writer", disponibiliza pela empresa Microsoft (mas postando em um blog da Google) e ainda a inserir tags no Tecnhorati, há muitos e muitos utilizadores da Internet que estão a fazer o mesmo que eu.
Mas não só posts em blogs, a fazer downloads de arquivos (ou ficheiros, como dito em Portugal) em plataformas podcast, via iTunes ou ainda inserindo um comentário em algum fórum de alguma comunidade qualquer do Orkut... isso pra não dizer do MSN Messenger então!
Isso, que para nós, da Geração Net (segundo Tapscott e Williams, no livro Wikinomics) é algo já usual e diário quase (afinal, uma olhadela no Orkut não vai matar o nosso trabalho), para as empresas é uma área ainda não muito ou devidamente explorada; melhor, somente para grandes empresas como Nike, Coka, Adidas (...)
Utilizar essas ferramentas em benefício de uma marca, de uma maneira integrada com outros tipos de mídia (ou media em Pt) é algo que eu acredito (até porque é tuuuudo na minha dissertação).
Só que o grande lance e um dos cernes de minha pesquisa é: como hoje isso é percebido por nós. Será que realmente "você faz a diferença" quando participa de alguma comunidade no Orkut denominada "Amo os tênis da Puma" ou ainda quando deixa um post no Jornal de Notícias (Portugal) ou Folha de S. Paulo (Brasil) ou quando entra no website da Nike pra procurar informação quer sobre a marca ou sobre algum produto?
Como já dito, espero que este blog seja 1. desabafo de minhas idéias enquanto escrevo a dissertação e 2. esse social sem o "media" que eu tanto gosto.
 
Acredito que este será um grande desafio das empresas, usarem este mundo de opiniões e informações a seu favor. Para sua curiosidade, talvez já até saiba, há empresas especializadas em "clipar" material sobre empresas no orkut e outras redes (se não me engano a máquina da notícia faz isso). Com este trabalho o orkut serve como um termômetro, tanto quanto matérias publicadas em jornais e afins.
ResponderExcluir