Blog do Planalto ou “a voz do Brasil digital”?
Hoje, na rádio CBN, ouvi sobre o novo Blog do Planalto, ferramenta que o governo está a utilizar para interagir com o “povo/público”. Contudo o dito cujo está sem a opção de comentários para que nós possamos interagir com o nosso excelentíssimo.
Por curiosidade, parei este texto e fui ao blog para olhá-lo profissionalmente.
Parte gráfica bem feita, o “envie para” recheado: Twitter, Google Reader, Facebook, Windows Live, MySpace, FriendFeed, Netvibes, StumbleUpon (esses últimos três eu não conhecia) e o del.icio.us, tem até um “blog sobre isto”.
Contudo, nos comentários aí é que pega o bicho: Cadê? Tem apenas uma ligeira opção de “Gostou?”, com a opção dicotômica mais conhecida no planeta, mas cadê o coments??
Nas mídias sociais, caso do blog, o meio de interatividade é o fundamental! Segundo Mayfield (2007) em seu artigo, ele aponta que a participação, franqueza, conversação, comunidades e conectividade são a essencia das mídias sociais, então, eu pergunto, porque desabilitar a fulcralidade da ferramenta em prol de que? Para que?
Enquanto os Estados Unidos passam 38,58 horas na Internet, o Brasil fica na primeiríssima colocação com 40,41 horas de navegação média por usuário, destes 25,43 horas de navegação doméstica (IBOPE Nielsen Online).
Tudo bem que a literacia digital brasileira é fraca, embora sejamos um importante volume de internautas segundo estudos por aí afora sobre acessos à internet, mas somos o que somos por conta das mídias sociais, então gabinete de comunicação, por favor:
Coments Now!
 
hum
ResponderExcluirquero fazer meu blogger.
ResponderExcluir